Lisboa, Cascais e Sintra

Vocês gostam da resenha, não é? Pois vou contar o que não se vê nas fotos e vídeos. Aliás, ao final desse post revelarei os truques para fotos e vídeos legais. Pessoalmente, não somos isso tudo que vocês estão vendo nas redes sociais. É tudo ilusão kkkkkkkk
Bom, na primeira semana de viagem 'zerei' a Europa: crise de sinusite, dor de barriga, TPM e todos os demais incômodos pré-menstruais.
Sabe o que é a pessoa em pleno Museu da Etnografia, fazendo 'a intelectual' com óculos de grau, contemplando os mais fantásticos objetos de diversas etnias, fazendo 'cara de sabida' e sentir aquela cólica fina de suar frio? Nessa hora não tem bom. É correr pro banheiro e pronto. Dor de barriga é o negócio que mais desmoraliza um ser humano e não distingue continente nem país. Você pode estar em Paris, em Bubai, em New York... Penso que o pior seria estar no topo das montanhas em Machu Picchu. Para onde correria?? Então fiquei no lucro.
Mas voltemos ao turismo em Lisboa. Como já foi dito no post anterior, no primeiro dia conhecemos o Padrão dos descobrimentos, a Torre de Belém, a Praça da Independência, o centro e o Castelo de São Jorge. Fizemos muita coisa para um único dia, parecia que o mundo ia se acabar. Desses, ficamos muito impressionados com o Padrão do descobrimento e com a possibilidade de recuperar a partir de um belíssimo monumento a história das grandes navegações portuguesas. Vale muito a pena subir no elevador e ter uma vista panorâmica da cidade. O Castelo de São Jorge também é espetacular e a vista da cidade, idem.  


Vista do alto do Padrão dos descobrimentos
No segundo dia visitamos o Mosteiro do Jerônimos. Ficamos maravilhados! Sem sombra de dúvidas, o local que mais nos impressionou em Lisboa, tanto pela beleza quanto por comportar em seu interior os túmulos de Vasco da Gama, Fernando Pessoa, Alexandre Herculano e, na igreja do Mosteiro, nada menos do que o túmulo de Camões!
Fiquei em êxtase, não queria mais sair dali, mas precisávamos seguir o passeio. Finalizamos o Mosteiro com a visita ao Museu da Arqueologia Portuguesa, com a exposição "Antiguidades Egípcias" e seus objetos que datavam de Antes de Cristo.     
Seguimos então ao Oceanário, uma quebra na incursão na história. Como eu e Marcus ainda não conhecíamos um Oceanário, essa foi a justificativa para a escolha. E adoramos! Há peixes lindos e horrorosos. Tubarões separados de nós por um vidro. E isso é meio tenso :D Conhecemos a vida marítima de todos os continentes. Cada espécie esquisita que eu vou te contar...
Na volta do Oceanário, um almoço-jantar à beira do Padrão do descobrimento e uma cervejinha pra relaxar.         
          

        
Na segunda-feira, dia 5, Maria Helena nos levou a Cascais e a Sintra. Dois lugares lindíssimos! Antes, uma paradinha num restaurante chiquérrimo para bater um papinho regado a um bom vinho. Seguimos viagem até o ponto mais Ocidental de Portugal: o Cabo da Roca. Tiramos pouquíssimas fotos e fizemos um vídeo rápido porque o vento era muito forte e eu fiquei com medo de voar :D
Em Sintra, visitamos o Palácio Nacional, "grandioso e magnífico palácio dos reis de Portugal". Na praça de Sintra, lanchamos um queijo de cabra gratinado com nozes e mel em um Café Paris. Uma entrada master chef!
Na terça-feira, dia 6, foi o dia da minha peleja com a maldita dor de barriga. Visitamos o Museu Nacional dos Coches, com a exposição de carruagens dos séculos XVI ao XIX, provenientes da Casa Real Portuguesa. Se vocês acham que ostentação é ter um iphone e uma Mercedes é porque não viram essas carruagens. Em sua maioria eram dadas de presente por ocasião de alguma cerimônia como batismo, casamento, etc. Na sequência, visitamos o museu da eletricidade. Uma antiga estação termoelétrica do Rio Tejo. Um deleite para Marcus. Eu entendia uma coisa ou outra, mas a minha maior contribuição mesmo era tirar fotos kkkkk
De lá, fomos ao Museu da Etnografia. Foi lá que, em meio à observação atenta de objetos de diversas etnias, corri para o banheiro. E eu só pensava: 'como é que uma pessoa lady feito eu, em pleno Museu da Etnografia, na Europa, passo por um aperto desses'? O jeito foi voltar para o hotel.
No último dia, a peleja continuava. Maria Helena nos levou para conhecer a Fundação Gulbenkian http://www.gulbenkian.pt/Institucional/pt/Homepage, uma fundação interessantíssima de apoio às artes, à beneficência, à ciência e à educação, e eu só pensava onde encontraria o banheiro mais próximo.
Na sequência, conhecemos a Praça Marquês de Pombal, passamos pela Avenida da Liberdade, onde estão as lojas de grife (Louis Vuitton, Prada, Dolce & Gabbana, Carolina Herrera, MiuMiu, Armani, Gucci, Burberry, etc.), mas a pessoa com dor de barriga tem ânimo pra quê, minha gente? Não comprei um friso. Ainda entrei na Prada, mas comecei a tossir por herança da sinusite e tive que sair. Só imagino que a vendedora pensou: "Pobre, viu os preços e engasgou." Ou então: "Essa não deve ser acostumada com ar-condicionado". Oh, céus!
Ainda conhecemos a Catedral da Sé, O café 'A brasileirinha', com estátua de Fernando Pessoa, a Fundação José Saramago (ameiiiii) e subimos no elevador Santa Justa. Esse último não vale a pena para quem já tenha visto a cidade do alto do Castelo de São Jorge. Foram os dez euros mais sem futuro da viagem. :O      
Para fechar nosso último dia, um delicioso jantar na companhia de Maria Helena nas Docas, num restaurante chiquérrimo! O lugar é lindíssimo à noite, com a ponte 25 de abril toda iluminada. Nesse jantar pedimos de entrada um 'mexilhão à bulhão pato". Gentemmmmm, uma das coisas mais gostosas que já provei na vida! Trata-se de um mexilhão no azeite e na manteiga. É de comer rezando! O pastel de Belém e o bolinho de bacalhau com queijo de cabra do Museu da cerveja são duas outras guloseimas imperdíveis em Lisboa.


P.S.: Para as as fotos e vídeos ficarem legais, faça uma boa 'maquilagem', como diz meu amigo Arthur Ramalho, mas uma maquiagem discreta, tipo 'não tô maquiada, sou bonita de nascença', coloque uma roupa que contraste com o cenário daquele dia de turismo e ache o seu 'lado bom' do rosto. Todo mundo tem um lado do rosto mais fotogênico que o outro. Pra fechar, óculos escuros que lhe caiam como luvas e uma boa câmera de celular. Em nossas fotos só não tem photoshop, mas filtrosssssss... têm demais.